quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Margaret Fishback Powers e Pegadas na Areia


"Pegadas na Areia" é um poema muito conhecido, sobre o caminho que Deus percorre connosco e como nos pega ao colo nos momentos mais difíceis da vida.

Foi escrito por Margaret Fishback Powers, em 1964.
Durante muitos anos o poema passou de mão e mão. Na mudança de casa, os poemas de Margaret perderam-se. Quando viu o poema tentou fazer valer os direitos de autor. Quando estava prestes a desistir, encontrou uma versão original...
No livro conta-se a origem do poema, a forma como se perdeu, a procura dos direitos, e o testemunho da verdade de que Deus nos carrega nas dificuldades maiores da nossa vida..

No dia 7 de Agosto de 1989, vão fazer um piquenique, com filha e várias crianças/jovens. À beira de um lago gelado com 12 metros de profundidade, com declives escorregadios... A filha caiu de uma escarpa de vinte metros, na água gelada. O marido tem um ataque cardíaco e cai... Um casal socorre-os, a esposa era enfermeira e ajuda o marido de Margaret. Esta vai direita à água, e o filho da enfermeira ajuda-a com uma corda que se destinava habitualmente a prender o cão. Entretanto, alguns jovens que nadavam no lago gelado encontra Paula e pensando que é um cadáver recolhem-na. Entretanto outra mulher vê e vai fazer-lhe reanimação, era uma enfermeira com treino específico para reanimação, cunhada da primeira enfermeira. Margaret vai de encontro ao marido, a nado, e parte um braço.
Os medicamentos que leva no bolso dão para o marido mas também para as suas dores. A filha, Paula, partiu o pescoço, deslocou um braço, perfurou um rim e o fígado. Mas está viva.
No Hospital uma enfermeira decide rezar por Paul, lendo o poema "Pegadas na Areia", que teve o título original de "Eu tive um sonho". A enfermeira diz desconhecer o autor e é então que Paul lhe revela que a autora é a esposa.

"Para nós, diz Margaret, será sempre uma recordação do nosso passeio na praia. Para nós, simboliza o momento em que percebemos que Deus nos dizia que este seria um casamento abençoado por Ele, e que lá estaria sempre a caminhar connosco, carregando-nos quando precisássemos de ser carregados".

A primeira edição do livro com o mesmo nome e que explica a origem do poema, o seu reaparecimento, veio a público em 1993. A Portugal chegou em 2009 e já vai na 4.ª edição.

Margaret Fishback Powers já escreveu 10 livros e compôs outros 16 mil poemas, a maioria com temática cristã. Conjuntamente com o marido, criou e dirige uma organização que promove a assistência a crianças de todo o mundo, no Canadá.

Sem comentários:

Enviar um comentário