sábado, 28 de novembro de 2009

Coroa do Advento


Advento significa esperar o que está para vir e desejar o que vai acontecer.
Advento é promessa, anúncio, preparação; é a expectativa da vinda do Messias.
Advento é a esperança de que Deus virá e habitará connosco. Ansiamos pela libertação, por um novo início, por uma vida radicalmente nova.
Advento é um tempo de preparação para acolhermos o Senhor que vem.
Advento é o tempo litúrgico que nos incita à preparação para viver e sentir o Natal.
São quatro semanas de preparação e reflexão.

Um símbolo que nos pode ajudar nas Liturgias do Advento é a Coroa do Advento.

A Coroa de Advento tem a sua origem numa tradição pagã europeia. No Inverno, acendiam-se algumas velas que representavam o "fogo do deus sol" com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para encenhar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca se deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de "elo", de união entre Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".

As ramas verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas por Jesus Cristo ,na sua primeira vinda até nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos a nossa coroa sem luz e sem brilho. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos em cada uma das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada de Jesus, luz do mundo, que dissipa toda a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.



Este mês fica aqui uma “caminhada” de vivência do Advento para celebrar o maior dos acontecimentos: Jesus nasceu para dar Vida aos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário