domingo, 1 de julho de 2012

Deus está presente no coração da vida

       "Não devemos buscar Deus nas margens da existência ou no fim daquilo que é humano. Deus está presente no coração da vida e nós damos pela sua proximidade com todos os nossos sentidos. sentimos Deus quando sentimos a vida e, quando amamos deveras a vida nesta terra, amamos o próprio Deus.
       Deus está no centro da vida, não nas margens. O Evangelho não nos liberta das realidades temporais, mas da sua idolatria.

2 comentários:

  1. Isso é sem dúvida verdade. Mas uma coisa não exclui a outra.

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo. Aliás, quando se sublinha um aspeto a preocupação é sublinhar esse aspeto e não excluir os outros. Aqui entendi sobretudo que Deus não quer os nossos sacrifícios, ainda que eles façam parte da nossa finitude humana, mas quer a nossa felicidade. A imagem de Deus e da fé, muitas vezes, parece implicar apenas e só sacrifício, renúncia, sofrimento, ou seja tudo aquilo que desumaniza. No lado contrário, a alegria, a festa, o convívio, seriam como que dimensões diabólicas... Ora Deus está (também) na vida, onde a vida pulsa, no sofrimento e na alegria, na doença e na saúde, na vida e na morte. Deus está nas realidades "HUMANAS", onde está o ser humano está Deus. Deus não estará (Deus está em toda a parte) onde não existe vida... Obviamente, no sentido deste comentário, Deus está também e sobretudo no sofrimento. Jesus privilegia os que se encontram nas margens, nesse sentido, não é nas margens da vida, mas da sociedade, porque também aí é centro da vida humana, e portanto lugar-tenente de Deus.

    ResponderEliminar