segunda-feira, 10 de março de 2014

Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo

Moisés dirige a Palavra do Senhor a todo o povo nos seguintes termos:

        "Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Não furtareis, não direis mentiras, nem cometereis fraudes uns com os outros. Não prestarás juramento falso, invocando o meu nome, pois profanarias o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor. Não oprimirás nem expropriarás o teu próximo. Não ficará contigo até ao dia seguinte o salário do jornaleiro. Não insultarás um surdo nem colocarás tropeços diante de um cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Não cometerás injustiças nos teus julgamentos: não favorecerás indevidamente um pobre, nem darás preferência ao poderoso; julgarás o teu próximo segundo a justiça. Não caluniarás os teus parentes, nem conspirarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele. Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor" (Lev 19, 1-2.11-18).
       A referência da nossa vida é Deus. Ainda que no nosso peregrinar possamos encontrar pessoas, que pelo seu testemunho, sejam exemplares, a referência última é Deus. A Ele devemos seguir e imitar. Moisés di-lo claramente, emprestando as suas palavras a Deus: "Sede santos, por Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo". É a primeira motivação, o ponto de partida. O ideal.
       E para sermos santos ao jeito do Senhor nosso Deus, o compromisso sério com o nosso semelhante: não cometer injustiças, não reter o bem alheio, não favorecer ninguém nos julgamentos, não caluniar, não odiar, mas corrigir, não e vingar, não mentir, não levantar falsos testemunhos ou suspeitas em relação aos outros, não prestar julgamentos falsos. Ou seja, amar o próximo como a nós mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário