quinta-feira, 10 de abril de 2014

José Luís Martins - FILOSOFIAS - 79 reflexões

JOSÉ LUÍS MARTINS (2013). Filosofias. 79 reflexões. Lisboa: Paulus Editora, 248 páginas.
       O próprio título sugere que que traz dentro, filosofias, modos de pensar a vida, refletir estados de almas, absorver sentimentos, encontrar razões para lutar, enquadrar o sofrimento, a dor e a morte, abrir-se à vida, à alegria e ao compromisso.
       É um livro extraordinário, em que o autor, de forma muito, muito, muito acessível, nos desafia a viajar pela mente e pelo coração, olhando para o passado e avançando para o futuro, vivendo, de forma única e irrepetível o presente, como dom e como tarefa, como compromisso, não desistindo, não culpando os outros, reconciliando-se com os fracassos, enriquecendo-se com cada encontro e acontecimento.
       Os textos fazem-nos querer sonhar, viver, descobrir, encontrar, lutar, fazem-nos querer ser mais, melhorar a nossa relação connosco e com os outros, na abertura à transcendência. Só temos uma vida, que se estende para lá do tempo e da história. A morte vence tudo, mas não vence o amor. O amor faz-nos perdoar para lá do tempo e da morte.
       As diferentes reflexões podem ser lidas espaçadamente, ao longo de 79 dias, ou de forma seguida. Depende de cada um, mas vale a pena ler, demoradamente, mastigar as palavras e as interpelações. Situemo-nos dentro dos textos. Vai parecer que foram escritos para nós, ou que os poderíamos ter escrito, tal é e evidência, a clareza e a vivacidade das letras, das palavras, dos parágrafos.
       A acompanhar cada texto, uma ilustração, intuitiva, expressiva, simples, clarificadora do texto em questão. O seu autor é Carlos Ribeiro e a quem deve ser prestada também homenagem por enriquecer um conjunto de reflexões envolventes.
       Algumas das reflexões podem ser encontradas na página correspondente no Facebook - FILOSOFIAS. 79 REFLEXÕES: aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário