quinta-feira, 18 de junho de 2015

A cada dia basta o seu cuidado...

       Disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado» (Mt 6, 24-34).
      Uma leitura mais atenção da Mensagem que Jesus dirige aos Seus discípulos para nos sentirmos também envolvidos na dinâmica da Palavra de Deus, tomando consciência que somos chamados e enviados em missão, colocando Deus em primeiro lugar, como prioridade, e n'Ele a nossa inteira confiança. Podem falhar os amigos, a riqueza material pode desfazer-se ou, em qualquer caso, não nos satisfazer, mas Deus nunca falha.
       Não é possível servir a dois senhores. A nossa opção clara, como cristãos, deverá ser servir a Deus e à Sua Palavra de perdão e de caridade, sem limites. Como discípulos procuremos primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, o resto, promete-nos Jesus, virá por acréscimo.
       Nos tempos que passam, a preocupação pelo futuro é significativa. No entanto, se a nossa concentração se focar apenas no amanhã, no futuro que a Deus pertence, corremos o sério risco de hoje não vivermos a nossa vida, de hoje não valorizarmos o que temos e sobretudo o que somos. A cada dia o seu cuidado. Jesus desafia-nos a vivermos o hoje, na certeza de que Deus é o nosso futuro e Ele assegurará o amanhã.
       As preocupações com o dia a dia não devem paralisar a esperança e o compromisso com a transformação do mundo em que vivemos. Façamos hoje o que temos a fazer. Façamo-lo bem, o melhor que soubermos e pudermos, para que ao avançarmos para amanhã tenhamos a certeza que tudo fizemos para sermos felizes e para que os outros descobrissem em nós a bênção de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário