quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tabuaço | São João Batista | Padroeiro do Município

       A solenidade do nascimento de São João Batista, a 24 de junho, é comemorada de forma especial nos concelhos em que é o Padroeiro Municipal. Em Tabuaço e nos concelhos vizinhos, como São João da Pesqueira, Armamar, Moimenta da Beira, São João é a oportunidade para juntar as pessoas dos respetivos concelhos, á volta desta invocação e com momentos muitos diversos.
       Se o motivo é religioso, então a vivência mais religiosa também tem lugar nesta festa popular, com a Missa solene e com a Procissão, e que nos últimos anos trouxe até à vila e paróquia de Tabuaço as imagens dos padroeiros das paróquias/freguesias e de alguns lugares, envolvendo, desta forma, todo o concelho.
       A celebração da Eucaristia, presidida pelo pároco, contou com a presença amiga dos reverendos sacerdotes, Pe. Jorge Giroto e Pe. Tiago Cardoso. O Pregador foi precisamente o Pe. Tiago Cardoso, Pároco em paróquias do Arciprestado de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, Granjal, Lamosa, Segões e Quintela da Lapa, e ainda Alhais, na Zona Pastoral de Vila Nova de Paiva.
       Na pregação, o Pe. Tiago apresentou São João Batista como um modelo a seguir pela Igreja e pelos cristãos, utilizando algumas imagens: aquele que abre as portas para Jesus, que prepara a vinda do Messias, fecha as portas do Antigo Testamente e abre as portas do Novo; é como a Lua que irradia o brilho do Sol, isto é, São João Batista assume a sua vida e missão como uma espécie de "anulação" pessoal, para que Cristo possa emergir. Assim a Igreja. Assim os cristãos.
       Depois da celebração da Eucaristia, a Procissão com a invocação dos santos padroeiros das freguesias (e lugares) que compõem o concelho de Tabuaço. Algumas fotos deste dia:
Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Tabuaço
São Salvador, Padroeiro de Carrazedo
Santa Eufémia, Padroeira de Pinheiros
São João Batista, Padroeiro de Távora e do Município

Para ver as fotos disponíveis, visitar a Paróquia de Tabuaço no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário