sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Solenidade da Assunção de Nossa Senhor ao Céu

       1 – "Tendo sido do agrado de Deus não manifestar solenemente o mistério da salvação humana antes que viesse o Espírito prometido por Cristo, vemos que, antes do dia de Pentecostes, os Apóstolos «perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, Maria Mãe de Jesus e Seus irmãos» (Atos 1,14), implorando Maria, com as suas orações, o dom daquele Espírito, que já sobre si descera na anunciação. Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores (cf. Apoc. 19,16) e vencedor do pecado e da morte " (Lumen Gentium, 59).
       Na constituição dogmática sobre a Igreja, saída do Concílio Vaticano II, faz-se este sublinhado sobre a vida de Nossa Senhora desde a Ascensão de Jesus até à Sua Assunção. Deus "assume" Maria, preparada desde sempre para ser a Mãe de Jesus, a Mãe de Deus, preservada sem mácula, a Imaculada Conceição, é também preservada no final da sua vida entre nós. É um privilégio divino mas não um exclusivo, pois n'Ela se revela o nosso fim, também nós ressuscitaremos, também nós seremos assumidos inteiramente por Deus e não apenas numa parte.
       Como rezamos na Oração de Coleta: «Senhor nosso Deus, que, olhando para a humildade da Virgem Maria, A elevastes à dignidade de ser Mãe do Verbo Encarnado e neste dia A coroastes de glória, concedei-nos, por sua intercessão, que, salvos pelo mistério da redenção, mereçamos ser por Vós glorificados».
       2 – A salvação da pessoa é sempre dom de Deus. É Ele que nos salva. Criando-nos por amor, por amor nos integra na Sua vida. Podemos, como fazemos em relação aos nossos pais, distanciar-nos, partir, manter-nos mais ou menos à distância, renunciar à nossa filiação ou pelo menos cortar os laços que nos unem a eles. Porém, eles continuam a ser nossos pais e nós continuamos a ser seus filhos. Não somos uns sem os outros. Os pais são-no porque têm filhos e estes existem porque há pais. Já nem colocamos a questão dos pais que rejeitam assumir na totalidade o que iniciaram biologicamente, ou que simplesmente colocaram fim a uma vida que geraram mas não lhes dão as condições biológicas necessárias para sobreviver.
       Também Maria é salva por Deus, como dom, como graça. Todavia, se Deus nos cria por amor sem nós, parafraseando santo Agostinho, não nos salva sem nós. Maria responde à graça de Deus com um SIM confiante, abrindo-se plenamente à misericórdia de Deus, realizando a Sua vontade: faça-se em Mim segundo a Tua Palavra. Não valerá de muito colocar os "ses" que por vezes sondam a nossa mente. É uma certeza que nos vem da Palavra de Deus: Maria escutou a prece do Anjo e respondeu positivamente. E Deus veio ao mundo, assumindo a nossa natureza carnal, humana, limitada no tempo e no espaço, fez-Se Deus connosco, Deus entre nós, elevando-nos à Sua família.
       Um SIM inicial que se traduz durante toda a vida. Como evidencia Jesus, Ela é bem-aventurada porque O trouxe no ventre, mas «mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática». Nesta expressão em que aparentemente Se afasta da Sua Mãe, Jesus, na verdade, coloca-A como referência e possibilidade. Não podemos ser pais/mães biológicos de Jesus, mas seremos bem-aventurados se, como Ela, escutarmos a palavra de Deus, colocando-a em prática.

       3 – O evangelho de hoje dá o tom e remete-nos de imediato para a postura que deveremos assumir como crentes: "Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá".
       Esta pressa há de configurar a nossa vida no dia a dia. Ele precede-nos no SIM a Jesus, acolhendo-O no ventre e realizando a vontade de Deus. O facto de ser a "Cheia de Graça" não A inibe, não a encerra num concha de privilégio, não A isola dos demais. O sim à Palavra de Deus, que n'Ela Se faz carne, tem ramificações nesta saída. Ela é a Arca da Nova Aliança, pois n'Ela cresce e Se prepara o Emanuel, a Nova Aliança de Deus com a humanidade. É uma ARCA viva e, por conseguinte, não está fixa num templo, mas está em trânsito e desta feita acelerada para encontrar Isabel e lhe ser prestável, mas também para lhe levar a Alegria do Evangelho, experimentado na proximidade das duas Mães e dos respetivos filhos: «Logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
       E se Maria nos precede no acolhimento de Jesus, há de preceder-nos na eternidade. Como sublinha São Paulo, Jesus ressuscita, mas não de forma exclusiva, mas primavera-nos. "Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos; porque, do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo serão todos restituídos à vida".
       Ao ser assumida totalmente por Deus, após a morte, Maria é sinal de esperança, antecipando a nossa história e o destino da nossa vida, mostrando que a promessa de Jesus, de ir para o Pai para nos preparar um lugar, já se cumpriu em Maria. Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, ressuscita. Mas como será connosco? Temos a resposta em Maria. Como Ela também nós ressuscitaremos. "Ela é a aurora e a imagem da Igreja triunfante, ela é sinal de consolação e esperança para o vosso povo peregrino. Vós não quisestes que sofresse a corrupção do túmulo Aquela que gerou e deu à luz o Autor da vida, vosso Filho feito homem" (prefácio da Assunção).
       4 – O sinal que aparece no Céu, segundo o Apocalipse, imagem da Igreja mas também de Maria, é um sinal de esperança. O tempo que passa, quais dores do parto que darão ao mundo uma vida nova, com a sua violência, guerras e conflitos, fome e corrupção, é um tempo passageiro, porque já se vislumbra a salvação. "Apareceu no Céu um sinal grandioso: uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça".
       Esta esperança, que é uma virtude teologal, enraíza-se em Deus, é uma ESPERANÇA para o amanhã, mas que se funda na Palavra de Deus, na promessa que se cumpre na Encarnação de Deus, na história e no tempo, com o advento de um tempo novo, com Jesus Cristo, que faz a Sua morada em nós. A oração do Magnificat assume esta CONFIANÇA na misericórdia de Deus, olhando para o passado, para nos mover para o HOJE e para o AMANHÃ:
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada
todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre».
Pe. Manuel Gonçalves


Textos para a Eucaristia: Ap 11, 19a; 12, 1-6a.10ab; 1 Cor 15, 20-27; Lc 1, 39-56.

Sem comentários:

Enviar um comentário