terça-feira, 8 de setembro de 2015

Nascimento e Vocação de Maria

Cada um de nós, no pensamento de Deus desde sempre, nasce com uma missão que não passa para outra pessoa. Ainda que viva segundos, aquele que chega a este mundo traz em si uma mensagem de Deus. Pela sua beleza ou pelo seu sofrimento, aquele que nasce é um desafio, uma provocação, para o mundo que o acolhe ou o rejeita, ou cujas circunstâncias não viabilizam a permanência por mais tempo… 

Uma leitura de férias – Nascemos e jamais morreremos. Vida de Chiara Corbella Petrillo. Editorial A.O. –, visualiza a pessoa como ser único e irrepetível. Um testemunho impressionante de quem vive a vida para dar mais vida aos outros… Aquela família deu ao mundo dois filhos que sabia não iriam sobreviver. A primeira, Maria Grazia Letizia, anencéfala, viverá fora do ventre materno 30 minutos; o segundo, Davide Giovanni, cujas ecografias revelam que não tem uma perna, a outra é apenas um toco, não tens rins, não tem pulmões, viverá apenas 37 minutos. Os pais batizam-nos para que nasçam para Deus; acolhem-nos como filhos, como dádiva de Deus, certos que mesmo vivendo na terra pouco tempo cumpririam uma importante missão, trouxeram vida e alegria e preparam os pais para o que estava para vir. O terceiro filho, Francesco, sobreviverá. Também aqui Chiara, a quem foi detetado um carcinoma, dá a vida toda para que o Filho tenha as condições necessárias para sobreviver. O adiamento de tratamentos, até ao nascimento do filho, reduz as possibilidades de cura. Pode haver muitos argumentos, mas sobrevem a vivência profunda da fé e a certeza de que nenhuma vida é em vão. 

“Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profetas das nações” (Jer 1, 5). Na vocação de Jeremias poderemos ver a vocação de Maria, e de cada um de nós. Desde sempre, Deus chama Maria para ser Mãe. Prepara-A. Mas no final só Ela pode viabilizar, com o seu SIM, o projeto de Deus: “faça-se em Mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1, 38). 

“Eis que venho para fazer, ó Deus, a tua palavra” (Heb 10, 7). A Epístola aos Hebreus refere-se a Jesus, mas poderia referir-se a Nossa Senhora. É, aliás, semelhante à resposta dada por Maria ao Anjo de Deus. Maria nasce para fazer a vontade de Deus, e a vontade primeira será dar ao mundo o Filho de Deus. 

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

Reflexão proposta e publicada:
in Voz de Lamego, ano 85/41, n.º 4328, 8 de setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário