segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novena da Imaculada Conceição - 1.º Dia

A Alegria da Chegada.
       Numa dinâmica dialógica (ou dicotómica), o Pe. Diamantino Alvaíde, o Pregador deste ano, no primeiro dia da Novena em honra da Imaculada Conceição e coincidindo com o primeiro domingo de Advento, propôs-se abordar a Alegria da Chegada, para no segundo dia abordar a alegria da partida. As alegrias de Nossa Senhora, concretizáveis em diferentes momentos e e oportunidades diversas.
       Nossa Senhora, como todos nós, experimentou a alegria de muitas chegadas e com a Sua chegada provocou muitas alegrias. Chegadas previstas e chegadas surpreendentes. De um amigo, de um familiar, de uma pessoa que não contávamos. A nossa chegada junto de alguém, anunciada ou de surpresa. Assim na vida de Nossa Senhora, muitos chegaram e por Ela foram acolhidos com alegria, sem hesitações. Chegou junto de muitos e a muitos levou alegria, júbilo, sentido e esperança. Alegria na chegada a casa da Sua prima Isabel; acolhimento alegre na chegada dos Pastores; chegada junto à Cruz, e chegada de Cristo morto aos seus braços; chegada surpreendente do Anjo e chegada do Deus-Menino aos seus braços de Mãe.
       Relembrando o Evangelho do primeiro domingo do Advento e dos Sinais na Lua, no Sol e nas estrelas, e os sinais que poderemos ser para levar a outros a Alegria da chegada de Jesus, a alegria do Natal. Poderemos ser opacos e obstaculizar que outros vejam e sintam a alegria da chegada de Jesus Cristo. Mas como cristãos, e imitando Maria, temos a obrigação de ser Sinais desta chegada, sinais da presença de Deus no mundo. Maria deu Jesus com Alegria. Que também nós, na alegria desta chegada, cheguemos a outros e lhe levemos esta Mensagem de esperança e de alegria...

Sem comentários:

Enviar um comentário