quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - 3.º Dia

A alegria do recebimento.
       Ao terceiro dia da Novena, o Pe. Diamantino focou a nossa atenção na alegria do recebimento. Saber receber, dispor-se a receber bem e com a alegria. No Evangelho hoje proposto (Lc 10, 21-24), a oração com que Jesus louva o Pai por revelar as verdades aos pequeninos, começa por se dizer que Jesus exultou de alegria. É a alegria por receber do Pai os pequeninos para o reino.
       Nossa Senhora experimenta, muitas ocasiões em que recebe. Recebe o Anjo e o anúncio que Lhe traz da parte de Deus. Com assombro, talvez temor, mas ainda assim acolhe o Anjo e responde-lhe. Dispõe-se a receber no seu ventre o Filho de Deus. É recebida, com alegria, em casa de Isabel e no regresso a sua casa. Recebe Jesus nos seus braços. Em duas ocasiões, recebe-O quando o dá à luz, do ventre para os braços, e recebe-O já morto, descido da Cruz.
       Maria recebe os que vêm da parte de Jesus, os seus amigos, os discípulos e também é recebida por eles. É recebida no Egito e em Nazaré, e em Belém. Recebe Jesus Ressuscitado e depois será recebido por Jesus no Reino da Glória, junto do Pai.
       Que também nós saibamos e queiramos receber bem e ser recebidos. Agora, junto de todos, especialmente junto dos mais pequeninos, para que um dia a Virgem Mãe nos receber no Céu como recebeu Jesus nos Seus braços e nos possa conduzir ao Reino da Glória.

Sem comentários:

Enviar um comentário