terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sepulcros disfarçados, pelos quais passamos...

       Disse o Senhor: «Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, mas desprezais a justiça e o amor de Deus! Devíeis praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e das saudações na praça pública! Ai de vós, porque sois como sepulcros disfarçados, sobre os quais passamos sem o saber!». Então um dos doutores da lei tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, ao dizeres essas palavras também nos insultas a nós». Jesus respondeu: «Ai de vós também, doutores da lei, porque impondes aos homens fardos insuportáveis e vós próprios nem com um só dedo tocais nesses fardos!» (Lc 11, 42-46).
        Se ontem ouvíamos Jesus a falar na necessidade do exterior ser expressão do interior, da conversão, hoje, a insistência na coerência de vida, entre o que se diz e o que se faz, entre o que se exige aos outros e o que se cumpre pessoalmente.
       As palavras de Jesus, a este propósito, são contundentes, explícitas, mas de fácil compreensão. E as imagens são igualmente fortes - sepulcros caiados, isto é, por fora (de novo o exterior) limpo, arranjado, bonito, por dentro morte, destruição, maldade. Para Jesus as aparências não contam, mas a conversão, a coerência de vida, a justiça, a verdade, a vivência dos mandamentos, a caridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário